Aqui apresentamos os principais livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos, apresentações orais ou publicação no âmbito acadêmico feita pelo Grupo ISE ou por integrantes do Grupo.
Fala em Interação Social |
Introdução à análise da Conversa Etnometodológica |
Organizadoras: • Letícia Loder • Neiva M. Jung
Esta obra apresenta e discute conceitos básicos da tradição de pesquisa em Análise da Conversa Etnometodológica a partir de análises de interações em língua portuguesa. Resultado de trabalho de alguns pesquisadores brasileiros, o presente volume é composto por cinco capítulos, organizados a fim de evidenciar os fundamentos da área e algumas de suas noções basilares. Os conceitos privilegiados foram: pares adjacentes, preferência, seqüencialidade, a sistemática para tomada de turnos, a organização de reparo e as convenções de transcrição para a área.
Destina-se não somente ao público acadêmico de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Lingüística, mas também a profissionais e estudantes de outras áreas, tais como Educação, Sociologia, Antropologia e Comunicação, que se dedicam a refletir sobre o uso da linguagem na fala-em-interação social.
TEMAS ABORDADOS NA OBRA E SEUS AUTORES:
INTRODUÇÃO
PERSPECTIVA DA ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA SOBRE O USO DA LINGUAGEM EM INTERAÇÃO SOCIAL
Pedro M. Garcez
NOÇÕES FUNDAMENTAIS: SEQÜENCIALIDADE, ADJACÊNCIA E PREFERÊNCIA
Letícia Ludwig Loder, Paola Guimaraens Salimen, Marden Müller
NOÇÕES FUNDAMENTAIS: A ORGANIZAÇÃO DA TOMADA DE TURNOS NA FALA-EM-INTERAÇÃO
Ana Luiza Pires de Freitas, Zenir Flores Machado
NOÇÕES FUNDAMENTAIS: A ORGANIZAÇÃO DE REPARO
Letícia Ludwig Loder
O MODELO JEFFERSON DE TRANSCRIÇÃO: CONVENÇÕES E DEBATES
Letícia Ludwig Loder
Análises de fala em Interação Institucional: A Perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica Organizadoras:
• Letícia Loder • Neiva M. Jung
Esta obra reúne estudos originais de pesquisadores brasileiros sobre interação em cenários institucionais a partir da tradição de pesquisa da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). Os propósitos principais são oferecer material, em língua portuguesa, sobre essa perspectiva teórico-metodológica e revelar seu potencial para analisar interações institucionais. Os universos institucionais analisados são particularmente os cenários jurídico e escolar. Ganham destaque, neste volume, as seguintes noções, introduzidas em “Fala-em-interação: introdução à Análise da Conversa Etnometodológica”, anteriormente publicado: relevância seqüêncial, sistemática de tomada de turnos e organização de reparo. Além disso, a discussão sobre identidades em cenários institucionais perpassa todos os capítulos deste volume e é centralmente tematizada em alguns capítulos em articulações com a Análise de Pertencimento a Categorias (Membership Categorization Analysis) e com a Sociolingüística Interacional. Nosso público-alvo são estudantes e pesquisadores não apenas das áreas de Letras e Lingüística, mas também de Educação, Sociologia, Antropologia e Comunicação, que estejam interessados em refletir sobre o uso da linguagem na fala-em-interação social.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 FALA-EM-INTERAÇÃO COTIDIANA E FALA-EM-INTERAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS Márcia Del Corona
Capítulo 2 A NOÇÃO DE RELEVÂNCIA SEQUENCIAL: CONSTRUINDO IDENTIDADES MASCULINAS NA SALA DE AULA Alexandre do Nascimento Almeida
Capítulo 3 A ORGANIZAÇÃO DE TOMADA DE TURNOS: SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA Neiva Maria Jung Patricia Covaleski Gonzalez
Capítulo 4 REPARO, CORREÇÃO E AVALIAÇÃO NA FALA-EM-INTERAÇÃO EM SALA DE AULA Paola Guimaraens Salimen Luciana Etchebest Conceição |