Publicações do ISE

Aqui apresentamos os principais livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos, apresentações orais ou publicação no âmbito acadêmico feita pelo Grupo ISE ou por integrantes do Grupo.



Fala em Interação Social
Introdução à análise da Conversa Etnometodológica

Organizadoras:
• Letícia Loder
• Neiva M. Jung

Esta obra apresenta e discute conceitos básicos da tradição de pesquisa em Análise da Conversa Etnometodológica a partir de análises de interações em língua portuguesa. Resultado de trabalho de alguns pesquisadores brasileiros, o presente volume é composto por cinco capítulos, organizados a fim de evidenciar os fundamentos da área e algumas de suas noções basilares. Os conceitos privilegiados foram: pares adjacentes, preferência, seqüencialidade, a sistemática para tomada de turnos, a organização de reparo e as convenções de transcrição para a área.
Destina-se não somente ao público acadêmico de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Lingüística, mas também a profissionais e estudantes de outras áreas, tais como Educação, Sociologia, Antropologia e Comunicação, que se dedicam a refletir sobre o uso da linguagem na fala-em-interação social.


TEMAS ABORDADOS NA OBRA E SEUS AUTORES:

INTRODUÇÃO

PERSPECTIVA DA ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA SOBRE O USO DA LINGUAGEM EM INTERAÇÃO SOCIAL
Pedro M. Garcez

NOÇÕES FUNDAMENTAIS: SEQÜENCIALIDADE, ADJACÊNCIA E PREFERÊNCIA
Letícia Ludwig Loder, Paola Guimaraens Salimen, Marden Müller

NOÇÕES FUNDAMENTAIS: A ORGANIZAÇÃO DA TOMADA DE TURNOS NA FALA-EM-INTERAÇÃO
Ana Luiza Pires de Freitas, Zenir Flores Machado

NOÇÕES FUNDAMENTAIS: A ORGANIZAÇÃO DE REPARO
Letícia Ludwig Loder

O MODELO JEFFERSON DE TRANSCRIÇÃO: CONVENÇÕES E DEBATES
Letícia Ludwig Loder




Análises de fala em Interação Institucional: A Perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica 
Organizadoras: 
• Letícia Loder
• Neiva M. Jung

Esta obra reúne estudos originais de pesquisadores brasileiros sobre interação em cenários institucionais a partir da tradição de pesquisa da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). Os propósitos principais são oferecer material, em língua portuguesa, sobre essa perspectiva teórico-metodológica e revelar seu potencial para analisar interações institucionais. Os universos institucionais analisados são particularmente os cenários jurídico e escolar. Ganham destaque, neste volume, as seguintes noções, introduzidas em “Fala-em-interação: introdução à Análise da Conversa Etnometodológica”, anteriormente publicado: relevância seqüêncial, sistemática de tomada de turnos e organização de reparo. Além disso, a discussão sobre identidades em cenários institucionais perpassa todos os capítulos deste volume e é centralmente tematizada em alguns capítulos em articulações com a Análise de Pertencimento a Categorias (Membership Categorization Analysis) e com a Sociolingüística Interacional. Nosso público-alvo são estudantes e pesquisadores não apenas das áreas de Letras e Lingüística, mas também de Educação, Sociologia, Antropologia e Comunicação, que estejam interessados em refletir sobre o uso da linguagem na fala-em-interação social.


INTRODUÇÃO

Capítulo 1
FALA-EM-INTERAÇÃO COTIDIANA E FALA-EM-INTERAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS
Márcia Del Corona

Capítulo 2
A NOÇÃO DE RELEVÂNCIA SEQUENCIAL: CONSTRUINDO IDENTIDADES MASCULINAS NA SALA DE AULA
Alexandre do Nascimento Almeida

Capítulo 3
A ORGANIZAÇÃO DE TOMADA DE TURNOS: SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA
Neiva Maria Jung
Patricia Covaleski Gonzalez

Capítulo 4
REPARO, CORREÇÃO E AVALIAÇÃO NA FALA-EM-INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
Paola Guimaraens Salimen
Luciana Etchebest Conceição