quinta-feira, setembro 28, 2006

Nos dias 4 e 5 de agosto, o Grupo ISE desenvolveu no Instituto de Letras da UFRGS as Oficinas de Trabalho com a Profa. Dra. Lorenza Mondada, da Université de Lyon 2/ENS-França.

No dia 4, sexta-feira, a Dra. Mondada apresentou um panorama teórico sobre Etnometodologia e Análise da Conversa em relação a questões de cognição e aprendizagem, que foi a introdução perfeita para as discussões que viriam no decorrer das oficinas.

Durante as sessões de análise de dados gerados pelos participantes do grupo de pesquisa e pelas pesquisadoras convidadas da Unisinos, a Dra. Mondada foi extremamente cordial e entregue ao trabalho conjunto, e nos presenteou com finas observações sobre detalhes da seqüencialidade das ações, construindo novas percepções que enriqueceram as nossas análises. Exemplos dessas percepções, por lembrar alguns, foram: no excerto "How do you say 'vender'?", apresentado por Ana Luiza Freitas e Paola Guimaraens, a observabilidade do fato de as formas lingüísticas não pertencerem a um código determinado e serem um practical achievement (daí as possíveis compreensões de /se:ıυ/), ou, no "Segmento 2”, apresentado por Cristina Uflacker, a relevância das últimas ações do segmento para a definição local de toda a atividade anterior e para a valorização da seqüência encaixada (sobrecomo é na nossa terra ,”). Outras questões, analisadas nos dados apresentados (reparo e aprendizagem de vocabulário - Mariola L. Abeledo; controle social justificado – Paloma Melo; identidades em conflito – Alexandre do Nascimento Almeida; co-construção de turno – Dra. Ana Cristina Ostermann, Thaís Pisoni e Caroline Rodrigues da Silva; construção da participação na fala-em-interação – Lia Schulz; divergências e convergências – Gabriela Bulla), e outras, surgidas da prática de pesquisa (como a questão do uso de tecnologia na geração de dados), foram discutidas também nas sessões.

As oficinas foram uma ocasião maravilhosa para o Grupo compartilhar e discutir análises, idéias e dúvidas, lidando diretamente com os dados dos colegas, com a valiosa presença da Dra. Mondada para nos auxiliar e inspirar.

Nenhum comentário: