quarta-feira, setembro 10, 2008

PUBLICAÇÃO DE LIVRO

Nossas colegas de pesquisa Letícia Loder e Neiva Jung estão, atualmente envolvidas na publicação de dois livros sobre FALA-EM-INTERAÇÃO SOCIAL. Ambos estão em mimeo e serão publicados pela editora Mercado de Letras, de Campinas/SP.
O primeiro, intitulado "Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica", apresenta e discute as noções centrais da ACE, a partir de dados de fala-em-interação em português brasileiro. Ele tem cinco capítulos, em que é apresentada a área em linhas gerais, seus pressupostos epistemológicos, as noções centrais de seqüencialidade, adjacência, relevância condicional, preferência, reparo e tomada de turnos e suas convenções de transcrição particulares. Ele será publicado (se tudo der certo) em outubro de 2008.
O segundo, intitulado "Fala-em-interação institucional: pesquisas em Análise da Conversa Etnometodológica", apresenta resultados de pesquisas realizadas em contextos institucionais brasileiros. Apresenta quatro capítulos, em que se apresenta a leitura de alguns pesquisadores a respeito de noções basilares em ACE e a operacionalização dessas noções na análise de dados em cenários específicos. A previsão de publicação desse volume é abril de 2009.

Nenhum comentário: