quinta-feira, agosto 11, 2011

Grupo ISE no IX CBLA

O Grupo ISE participou ativamente no IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Nossa participação ocorreu de maneira especial, pois o líder do nosso Grupo, Prof Pedro Garcez, presidiu a Conferência Plenária Produção de conhecimento, uso da linguagem e ensino de língua: desafios para a relação entre linguistas aplicados e sociedade. Além disso, o Pedro participou da mesa-redonda O Linguista Aplicado e a Definição de Políticas Linguísticas.

O ISE promoveu duas sessções de Comunicações Coordenadas intituladas Estudos de fala-em-interação em cenários institucionais e em conversacotidiana. Com os seguintes trabalhos:

ESTUDOS DE FALA-EM-INTERAÇÃO EM CENÁRIOS INSTITUCIONAIS E EM CONVERSA COTIDIANA – SESSÃO I

Ingrid Frank de Ramos, UFRGS

(Coordenador)

A CO-CONSTRUÇÃO DO ENGAJAMENTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM PARA PRODUZIR ACCOUNTABILITY

Ana Maria Kniphoff, UFRGS

Catilcia Prass Lange

EVENTOS DE LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DA FALA-EMINTERAÇÃO SOCIAL

Neiva Maria Jung, UEM

Jakeline Aparecida Emechechem, UEM

O CONTROLE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA: A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Paloma Silva de Melo, ULBRA

O SUCESSO INTERACIONAL NO FAZER APRENDER EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

Ana Luiza Pires de Freitas

Paola Guimaraens Salimen

PERGUNTAS NA FALA-EM-INTERAÇÃO DE SALA DE AULA: UM ESTUDO MICROANALÍTICO DA ORGANIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS PRODUZIDAS A PARTIR DE PRÁTICAS INTERROGATIVAS

Ingrid Frank de Ramos, UFRGS

REVENDO A SEQUÊNCIA INICIAÇÃO-RESPOSTAAVALIAÇÃO NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDO EM CONJUNTO NA FALA-EM-INTERAÇÃO DE SALA DE AULA

Fabíola Stein, UFRGS

Pedro de Moraes Garcez, UFRGS


ESTUDOS DE FALA-EM-INTERAÇÃO EM CENÁRIOS INSTITUCIONAIS E EM CONVERSA COTIDIANA – SESSÃO II

Ingrid Frank de Ramos, UFRGS

(Coordenador)

CORREÇÃO E REPARO INICIADO E LEVADO A CABO PELO OUTRO NA FALA-EM-INTERAÇÃO DE SALA DE AULA: RETOMANDO O DEBATE

Andréia Kanitz, UFRGS

Letícia Ludwig Loder

IDENTIDADES SOCIAIS NEGOCIADAS NO FAZER SALA DE AULA DE LÍNGUA ADICIONAL: UM OUTRO PROFESSOR É POSSÍVEL

Cristina Marques Uflacker, UFRGS

Gabriela da Silva Bulla, UFGRS

O DISPOSITIVO PARA O GERENCIAMENTO DE SOBREPOSIÇÕES DE VOZES NA CONVERSA COTIDIANA

EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Pedro de Moraes Garcez, UFRGS

Fabíola Stein, UFRGS

O TRABALHO DE FAZER SER COMPETENTE NA FALA-EMINTERAÇÃO INSTITUCIONAL DE SALA DE AULA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ADICIONAL

Cristina Marques Uflacker, UFRGS

Margarete Schlatter, UFRGS

UMA COMPREENSÃO ETNOMETODOLÓGICA DA FALA-EM-INTERAÇÃO DE ENTREVISTA DE PROFICIÊNCIA ORAL EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL DO EXAME CELPE-BRAS

Melissa Santos Fortes, UNISINOS


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao grupo e ao Pedro que, pelo que ouvi dizer, fez falas que foram um arraso!

By the way: cadê os vídeo no YouTube?

Bjs,
Lê.

Fabi Stein disse...

Vamos colocar no Youtube em breve! Estamos editando porque não dá para colocar a conferência inteira de uma só vez :)