terça-feira, abril 11, 2006

Sobre a palestra na UNISINOS

Queridos,

Quem assistiu a palestra da professora Ana Antônia na sexta passada teve o prazer de participar de uma discussão muito interessante sobre transculturalidade e transglossia, que eram de fato o tema da palestra.
Para quem não foi, um pequeno resumo: a professora discutiu as noções acima mencionadas tendo como panorama a trama lingüística de Cuiabá e o fenômeno da mistura de línguas.
Ela tratou de forma muito simples temas ligados a tais noções como heterogeneidade, mudança e movimento nas línguas. No final, a discussão tomou outro rumo, se dirigindo para a questão dos estrangeirismos e do projeto de lei (tão discutido por nós) que abordava o tema.
Mesmo não tratando de interaçao diretamente (o que talvez tenha frustado algumas expectativas - as minhas pelo menos), foi importante e interessante conhecer e ouvir a profesora que esbanjou simpatia em conceitos tão cruciais para nós que tratamos de sala de aula e uso da linguagem.

Abraços,

Lia

3 comentários:

Grupo ISE disse...

Lia,
Achei muito boa a palestra, acho que ela foi simples em sua complexidade, já que deu-se o direito a termos novos, como transglossia. Contudo,concordo que a interação seja um aspecto que poderia ter sido sim mais enfatizado.
Abr
Adriana

Grupo ISE disse...

oops, auto reparo "se deu..."

Grupo ISE disse...

Pois é, acho que o título que foi anunciado não foi proposto pela Profa. Ana Antônia. Mas acho que, mesmo assim, valeu para quem foi assistir, não?