quinta-feira, abril 27, 2006

Texto de Patrícia Gonzalez para o próximo ise

Na próxima reunião do grupo, dia 28 de abril, faremos a discussão do mais recente trabalho da colega Patrícia Gonzalez, integrante muito querida do ise que agora se encontra fazendo seu doutorado na Finlândia.

O texto é sobre a dinâmica do trabalho cooperativo e analisa o que a autora chama de dois extremos de interação com pessoas com afasia.
Patrícia mostra dois segmentos interessantíssimos de interação. No primeiro, o trabalho colaborativo se dá em uma word search, ou seja, a busca de uma palavra por um dos participantes e a ajuda do outro. E a diferença crucial está justamente nessa ajuda. Já no segundo segmento, aparece o outro extremo, o da não-colaboração.

É interessante rever também os dados que a autora já tinha explorado em sua dissertação de mestrado intitulada "Reparo em Terceira Posição na Fala-em-Interação entre Falantes com e sem Afasia de Expressão".

Com certeza será uma boa discussão e oportunidade de crescimento para todo o grupo, já que o texto trata de questões familiares para nós e, ao mesmo tempo, distantes por não lidarmos mais diretamente com tal cenário de interação.
Abraços,

Lia

Nenhum comentário: