quinta-feira, junho 01, 2006

Textos sobre estrutura de participação e piso conversacional

Os textos a seguir serão base da discussão do próximo encontro do grupo, que será na sexta-feira, 09 de junho.


Sobre Estruturas de Participação:

DURANTI, A. (1997). Linguistic anthropology. Cambridge: Cambridge University Press. Capítulo 9 - Unidades de Participação.
(Em que o autor aponta três maneiras de se estudar o tema, que são as abaixo relacionadas)

PHILIPS, S. U. (2001). Participant structures and communicative competence: Warm Springs children in community and classroom. In: DURANTI, A. (org.). Linguistic Anthropology: A Reader. Blackwell Publishers. pp. 302-317.

GOFFMAN, E. Footing. (2002). In: RIBEIRO, B. T. e GARCEZ, P. M. (Orgs.), Sociolingüística Interacional. São Paulo: Loyola.pp. 107-148.

GOODWIN, M. H. (1990). He-Said-She-Said: talk as social organization among black children. Bloomington: Indiana University Press.


Outros textos igualmente importantes na discussão:

CAZDEN, C. B. (2001). Classroom discourse: The language of teaching and learning. Portsmouth, NH: Heinemann.

ERICKSON, F. (1982). Classroom Discourse as Improvisation: relationships between academic task structure and social participation structure in lessons. In: L.C. Wilkinson (ed.), Communicating in the Classroom. New York: Academic Press.

ERICKSON, Frederick.(2004). Talk and Social Theory: Ecologies of speaking and listening in everyday life. Cambridge UK: Polity Press.

GOODWIN, M. H. & GOODWIN, C. (In press). Participation. In A. Duranti (Org.), A companion to linguistic anthropology. Oxford: Blackwel.

O’CONNOR, M. e MICHAELS, S. (1996). Shifting participant frameworks: Orchestrating thinking practices in group discussion. In: HICKS, D. (Org.). Discourse, learning and schooliing.Cambridge: Cambridge University Press. pp. 63-103.


Sobre Piso Conversacional:

EDELSKY, C. (1981). Who’s got the floor? Language in Society, vol. 10. pp. 383-421.

JONES, R. e THORNBORROW J. (2004). Floors, talk and the organization of classroom activities. Language in Society, vol. 33. pp. 399–423.

THORNBORROW, J. (2003). The Organization of Primary School Children’s On-Task and Off-Task Talk in a Small Group Setting. Research on Language and Social Interaction, v. 36, n. 1. pp. 7-32.


E para terminar:

SHULTZ, J., FLORIO, S., and ERICKSON, F. (1982). Where’s the Floor? Aspects of Cultural Organization of Social Relationships in Communication at Home and at School. In P. Gilmore and A. Glatthorn (eds.), Ethnografy and Education: children in and out of school. D.C.: Center for Applied Linguistics. pp. 88-123.

Um comentário:

Gabi disse...

Adorei a reunião! Aprendi horrores! Embora não tenha lido a bibliografia da Lia, achei muito interessante e consistente o modo como ela está conduzindo sua pesquisa. Acredito que todos só têm a ganhar com tal suporte teórico! Parabéns, Liazita!