quarta-feira, setembro 21, 2011

Ciclo de Seminários Temáticos do Grupo ISE inicia essa semana

O Ciclo de Seminários Temáticos do Grupo ISE inicia essa semana com o encontro sobre Etnometodologia. Neste encontro busca-se oportunizar a discussão acerca da relação entre a tradição teórico-metodológica da Análise da Conversa e a Etnometodologia, discutindo-se em que medida a natureza desses estudos se aproxima ou se afasta tanto em termos teóricos quanto em termos analíticos.

Abaixo, mais informações sobre o Seminário Temático:


Leituras recomendadas:

Heritage, J. (1987). Ethnomethodology. In A. Giddens & J. Turner, Jonathan (Orgs.), Social theory today (pp. 224-272). Stanford, CA: Stanford University Press. (1999). Etnometodologia. In A. Giddens, & J. Turner (Orgs.), Teoria Social Hoje (pp. 321-393). São Paulo, Editora da UNESP.

Coulon, A. (1995). Etnometodologia. (E. F. Alves, Trad.). Petrópolis, Vozes.



Pauta:
Este encontro tem por objetivo oportunizar a discussão acerca da relação entre a tradição teórico-metodológica da Análise da Conversa e a Etnometodologia, buscando discutir em que medida a natureza desses estudos se aproxima ou se afasta tanto em termos teóricos quanto em termos analíticos.
Sendo a ACE “um desenvolvimento frutífero da proposta da teoria social feita por Harold Garfinkel sob o rótulo de Etnonometodologia” (Garcez, 2008):


  • Como se deu esse desenvolvimento? Em relação à Etnometodologia, qual era o cenário intelectual de seu surgimento? Qual a diferença entre uma Etnometodologia radical e não-radical?
  • O que qualifica um trabalho desenvolvido em ACE como etnometodológico? O trabalho desenvolvido em ACE no Grupo ISE é de raiz etnomedológica?


Interrelacionado noções Etnometodologia e ACE:
  • Quais são as principais noções advindas da Etnometodologia que ecoam na ACE?
  • Qual a relação entre a “sociedade imortal” e a noção de “livre e sensível ao contexto” presente em SSJ (1974)?
  • Qual a relação de conhecimento de senso comum (Etnometodologia) e intersubjetividade (ACE)?
  • Qual a relação entre “reflexividade” e “sequencialidade”?
  • Discussão sobre a noção de método (Etnometodologia) e prática (ACE).
  • Discussão sobre a noção de domínio da linguagem natural a partir de um dado de entrevista com uma psicótica.


Nenhum comentário: