quinta-feira, dezembro 15, 2011

II Seminário Internacional ‘Argumentação na Escola’

FONTE: www.alab.org.br

As professoras Selma Leitão (PPG Psicologia Cognitiva - UFPE) e Maria Cristina Damianovic (PPG Letras - UFPE) convidam para o II Seminário Internacional ‘Argumentação na Escola’ que ocorrerá entre 21-23 de novembro próximo, na UFPE. O evento é uma promoção do Núcleo de Pesquisa da Argumentação (NupArg) da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva/UFPE.

O Seminário focalizará inserções possíveis da argumentação em sala de aula a partir de três eixos:
1- Argumentação como recurso de mediação no ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares;
2- Argumentação como atividade crítica no desenvolvimento do pensamento reflexivo;
3- Argumentação em gêneros escritos.

Para discutir esses temas, o NupArg trará ao Brasil/UFPE os Profs. Claudio Fuentes (Diretor do Centro de Estúdios de la Argumentación y el Razonamiento (CEAR) e Paulina Chávez, ambos docentes da Escuela de Psicología da Universidad Diego Portales, Santiago do Chile, com vasta experiência no trabalho com a argumentação entre estudantes dos níveis fundamental e superior . Do II Seminário participarão ainda como docentes convidados: Airton Pretini (Escola Castanheiras, São Paulo), Fábio Delano Carneiro, Maria Regina Passos, André Magalhães (Educadora 7 de Setembro, Fortaleza), Mônica Osório (Psicologia, FACHO) e Telma Leal (Educação/UFPE).

O II Seminário tem como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de áreas voltadas para educação, embora dele possam participar quaisquer pessoas interessadas no tema. O evento será organizado na forma de palestras (abertura e encerramento) e minicursos, os quais focalizarão diferentes possibilidades de trabalho com a argumentação em ambientes de ensino-aprendizagem.

Por ocasião do II Seminário será lançado o livro Argumentação na escola: o conhecimento em construção (Pontes Editores), organizado pelas Profas. Selma Leitão e Maria Cristina Damianovic, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do Seminário.

Maiores detalhes sobre inscrições e programa podem ser obtidos no site:http://www.ufpe.br/nuparg

Nenhum comentário: